Glossário

A

B

Bitola
Medida reguladora; padrão; norma: termo usado em ferrovias para descrever a distância entre os trilhos, ou entre rodas nos eixos dos trens. No Brasil há várias bitolas de trilhos.

C

Concessão
Permissão de uso ou exploração de determinado serviço público, atribuída pelo Governo a indivíduo ou empresa.

Commodities
Termo usado para descrever produtos primários ou mercadorias com grande participação no mercado internacional e que são compradas e vendidas numa bolsa de mercadoria, inclusive para entrega futura. Ex. soja, milho, trigo, café, algodão, açúcar (agrícolas), ou aço (industrial), minério de ferro e petróleo.

D

E

F

Free-float
Quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação em mercados organizados. O free-float mínimo de 25% exigido pelas regras do Novo Mercado.

G

H

I

Intermodalidade
Integração de mais de um modal de transporte. Muitas vezes implica a integração total da cadeia de logística do cliente.

J

K

L

M

N

O

Operações dedicadas
Projetos logísticos customizados, incluindo desde operações inbound até a gestão de armazéns e a distribuição a clientes finais.

P

Q

R

S

Stakeholders
Todos os que têm algum interesse na Companhia, como clientes, fornecedores, acionistas, Governo, órgãos reguladores e a comunidade.

T

Tag-along
É a extensão do prêmio de controle para todos os acionistas. No caso de alienação do controle da Companhia, os acionistas minoritários passam a ter direito de vender suas ações pelo mesmo preço que os controladores.

Take-or-Pay
Cláusula contratual que prevê o pagamento de parte da tarifa caso o contrato não seja performado.

TKB
Tonelada por quilômetro bruto ou peso total dos trens, incluindo locomotivas, vagões e peso da carga multiplicados pela distância transportada.

TKU
Tonelada por quilômetro útil, se refere ao peso da carga multiplicado pela distância transportada.

U

V

W

X

Y

Yield
Preço médio obtido a partir da divisão da receita pelo volume transportado.

Z

Última atualização em
Voltar