Mercado de Atuação

As quatro concessões ferroviárias que operamos englobam aproximadamente 12 mil quilômetros de ferrovias localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, concentrando aproximadamente 80% do PIB do país. Nossas ferrovias transportam commodities agrícolas e produtos industriais e estão conectadas aos quatro principais portos de país (Santos - SP, Paranaguá - PR, São Francisco do Sul - SC e Rio Grande - RS), por onde passam a maior parte das exportações de commodities agrícolas do país. Cabe ressaltar que esses produtos respondem por cerca de 70 a 80% do volume transportado neste segmento.

Calendário de Safras Brasileiras

 Destacamos a seguir o calendário das principais commodities agrícolas transportadas pela Rumo.

Nota: Exportações*: média de 5 anos de acordo com a Balança Comercial brasileira
Fonte: SLC Agrícola, Raízen, São Martinho, SECEX, Embrapa, BofA Merrill Lynch Global Research                       

Dinâmica de Fretes no Mercado Brasileiro                                                                                    

Os preços de frete no mercado brasileiro são formados com base na livre negociação entre a oferta e a procura. Algumas variáveis exercem influência adicional sobre os valores estabelecidos, tais como a distância percorrida, os custos operacionais, a possibilidade de obtenção de carga de retorno, a agilidade dos processos de carga e descarga, a sazonalidade da demanda por transporte, o prazo de entrega e alguns aspectos geográficos. O comércio agrícola é especialmente sensível a mudanças nos custos de transporte uma vez que representam parcela significativa dos preços finais. 

Dada a dinâmica descrita acima não há no mercado brasileiro uma referência oficial para os preços de fretes rodoviários e/ou ferroviários. Rotas rodoviárias de grande importância são monitoradas por institutos econômicos de pesquisa, de forma a verificar a evolução dos preços praticados pelo mercado. Esses dados podem eventualmente servir como balizadores de negociações específicas para determinados produtos e seus respectivos destinos. Exemplificamos abaixo uma série histórica de fretes na rota que vai da cidade de Rondonópolis (MT) até o Porto de Santos (SP), responsável por parcela significativa do transporte de grãos no Brasil, conforme divulgação do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA; www.imea.com.br).

Frete Rondonópolis - Santos

Clique para aumentar

Fonte: IMEA 
Nota: Média móvel mensal de fretes divulgados semanalmente pelo IMEA

Última atualização em
Voltar