Perguntas Frequentes

Governança Corporativa

1. Qual é a atual Estrutura Societária da Rumo?

Para a Estrutura Societária, clique aqui.

2. Com qual periodícidade são divulgados os resultados da Rumo?

Os resultados da empresa são divulgados trimestralmente.

3. O que são Juros Sobre Capital Próprio (JCP) e Dividendos? Qual a diferença entre eles?

O dividendo é a parte do acionista no lucro da empresa. Sempre que uma empresa tem lucros, ela reserva parte desse resultado para distribuir aos seus acionistas. No Brasil, as empresas são obrigadas a um pagamento mínimo de dividendos de 25% do lucro.

O retorno gerado com dividendos pode ser expresso pelo dividend yield de uma ação e ele é igual ao dividendo pago dividido pelo preço da ação. Além dos dividendos as empresas também pagam juros sobre capital próprio (JCP), que é uma outra forma de distribuir lucro aos acionistas das empresas. A diferença é que esse pagamento é tratado como despesa no resultado da empresa, enquanto o dividendo não.

Clique aqui para acessar a seção Dividendos.

4. O que são e como são executados os programas de recompra de ações?

O programa de recompra de ações significa a recompra, pela Companhia, de suas próprias ações, que poderão ser canceladas ou mantidas em tesouraria para posterior venda. Este programa é regulado pela instrução da Comissão de Valores Mobiliários nº 10/1980 e autorizado por deliberação do Conselho de Administração da Companhia, que deverá especificar o objetivo da companhia na operação, a quantidade de ações a serem adquiridas, o prazo máximo para a realização das operações autorizadas, que não poderá exceder a 365 dias, a quantidade de ações em circulação no mercado; e o nome e o endereço das instituições financeiras que atuarão como intermediárias. As companhias abertas não poderão manter em tesouraria ações de sua emissão em quantidade superior a 10% de cada classe de ações em circulação no mercado, incluídas neste percentual as ações existentes, mantidas em tesouraria por sociedades controladas e coligadas. Além disso, o preço de aquisição das ações não poderá ser superior ao valor de mercado.

Clique aqui para acessar a seção Recompra de Ações.

5. O que é a Brado Logística?

A Brado Logística é uma empresa criada em abril de 2015 pela Rumo em sociedade com a Standard Logística que está desenvolvendo serviços de logística intermodal de contêineres, concentrando-se em serviços de transporte ferroviário, armazenagem, operação de terminais e outros serviços de logística.

Para acessar o site da Brado Logística, clique aqui.

 Concessão

1. Quantas concessões ferroviárias a Rumo possui? Quais são elas?

A Rumo possui 4 concessões ferroviárias, sendo quatro delas no Brasil:

  • Malha Norte (estados de MT e MS)
  • Malha Oeste (estados de MS e SP)
  • Malha Paulista (estado de SP)
  • Malha Sul (Estados de PR, SC e RS)

Clique aqui para ver o Mapa das Malhas Ferroviárias da Rumo.

2. Quais são e quais os prazos de duração das concessões operadas pelas controladas pela Rumo?

As concessões para prestação do serviço público de transporte ferroviário de cargas no Brasil têm prazo de 30 (trinta) anos a contar da assinatura dos respectivos Contratos de Concessão e poderão ser renovadas até o limite máximo total de 30 (trinta) anos, a critério da ANTT. 

Com exceção da concessão operada pela Malha Norte, que tem por objeto o estabelecimento de um sistema de transporte ferroviário de carga abrangendo a construção, operação, exploração e a conservação de estrada de ferro conforme traçado previsto no respectivo Contrato de Concessão, o prazo de duração é de 90 (noventa) anos, prorrogável uma vez pelo mesmo prazo.

Malha Extensão Vencimento da concessão
Malha Norte 735 km 2079
Malha Paulista 2.039 km 2029
Malha sul 7.208 km 2027
Malha Oeste 1.951 km 2026
Total 11.933 km  

 Financeiro

1. Receita Operacional Líquida

Representa todos os serviços prestados durante um determinado período após os impostos, descontos e cancelamentos.

2. Custos dos Serviços Prestados (CSP)

Custo dos Serviços Prestados: O custo de compra de matérias primas e dos serviços, incluindo mão de obra direta e indireta, manutenção, diesel entre outros custos.

3. Lucro Bruto

Receita líquida menos o custo dos serviços prestados.

4. Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas

Essas despesas incluem tipicamente o salário dos empregados relacionados a vendas e administração da companhia, propaganda, comunicação entre outras.

5. EBITDA

Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization (Lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização do diferido).

6. Despesa / Receita Financeira

Essa conta inclui receitas e despesas com juros e comissões relacionadas à transações financeiras.

7. Imposto de Renda e Contribuição Social

Reflete o gasto com o pagamento do imposto de renda e da contribuição social.

8. Lucro Líquido / Prejuízo

Representa o lucro restante depois que todo o custo e as despesas (incluindo impostos) foram deduzidos da receita total em um determinado período. Se o resultado é positivo chamamos de lucro, se é negativo, de prejuízo.

9. Ativo

Representa os recursos da companhia que são usados para gerar receita. Os ativos podem ser físicos (caixa, estoques, propriedades e equipamentos) ou intangíveis (fundo de comércio, marca registrada, patentes).

10. Passivo

Representa as obrigações da companhia. O passivo inclui tipicamente dívida com bancos, credores e fornecedores, impostos ao governo entre outros.

11. Patrimônio Líquido

Representa o investimento do acionista na companhia via contribuição de capital ou lucro reinvestido. O valor do patrimônio líquido é igual ao ativo total menos o passivo total.

12. Preço / Lucro (P/L)

Preço de uma ação dividido pelo lucro por ação. Esse índice dá ao investidor uma idéia de quanto ele está pagando pela capacidade de gerar lucro da companhia. Quanto mais alto o P/L, maior é a expectativa de lucro.

13. Dívida Líquida / EBITDA

Esse índice é uma medida da alavancagem financeira da companhia. Ele indica o números de anos de fluxo de caixa requeridos para pagar todas as dívidas da companhia.

14. Margem EBITDA

Relação entre EBITDA e receita líquida.

15. Yield

Preço médio obtido a partir da divisão da receita pelo volume transportado em TKU. 

Operacional

1. Quais as métricas utilizadas pela Rumo?

TKB
Toneladas por quilometro bruto (peso total do trem incluindo locomotiva + vagões + carga multiplicada pela distância transportada)

TKU
Toneladas por quilometro útil (peso da carga multiplicado pela distância transportada)

KGF
Unidade de força igual a 9.807 newtons e igual a 2.204 lbf

2. O que é bitola?

Medida reguladora; padrão; norma: termo usado em ferrovias para descrever a distância entre os trilhos, ou entre rodas nos eixos dos trens. No Brasil há várias bitolas de trilhos. A malha da Rumo Brasil é composta por bitola métrica (1,000m), larga (1,600m) e mista (3 trilhos, permite a passagem de trens das duas bitolas). A malha da Rumo Argentina é composta por bitola standard (1,435m) e superlarga (1,676m).

3. O que é concessão?

Permissão de uso ou exploração de determinado serviço público, atribuída pelo Governo a indivíduo ou empresa.

4. O que são Commodities?

Termo usado para descrever produtos primários ou mercadorias com grande participação no mercado internacional e que são compradas e vendidas numa bolsa de mercadoria, inclusive para entrega futura. Ex: soja, milho, trigo, café, algodão, açúcar (agrícolas), ou aço (industrial), minério de ferro e petróleo.

5. O que são cargas frigorificadas?

Carga submetida ao frio para conservar; congelados.

6. O que significa intermodalidade?

Integração de mais de um modal de transporte. Muitas vezes implica na integração total da cadeia de logística do cliente.

7. O que são operações dedicadas?

Projetos logísticos customizados, incluindo desde operações inbound até gestão de armazéns e distribuição a clientes finais.

8. O que significa Take or Pay?

Cláusula contratual que prevê o pagamento de parte da tarifa caso o contrato não seja performado.

Última atualização em
Voltar