Relações com Investidores

Sustentabilidade

Beto Abreu Beto Abreu CEO

É muito recompensador ver a evolução da nossa trajetória ao longo de 2022. Alcançamos um novo patamar de padrão operacional com volume recorde de 74,9 bi de TKU e tivemos o melhor resultado da história da companhia ao final do terceiro trimestre. Mostramos consistência na nossa estratégia comercial, por meio de processos pautados em confiança, transparência e proximidade com nossos clientes. O resultado foi o crescimento de market share nos estados de Mato Grosso e Goiás, desempenhando um importante papel no transporte de milho e soja.

Conseguimos conduzir nosso processo de expansão com excelência, com destaque para a obtenção das primeiras licenças jurídicas e ambientais da Primeira Ferrovia Estadual de Mato Grosso. Com isso, iniciamos nossas obras comprometidos com a execução de um projeto sustentável, respeitando o meio ambiente e buscando impulsionar o desenvolvimento local e a geração de parcerias estratégicas. Esperamos que a execução dos primeiros 743 quilômetros previstos nessa primeira fase, possam gerar cerca de 236 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos. Iniciamos nossas primeiras operações na Malha Central no mercado do açúcar no Terminal Rodoferroviário de Iturama (MG), investimento capaz de garantir para a Rumo um importante diferencial competitivo na região.

Com a operação segura, destaco nosso empenho na Segurança Ferroviária. Conseguimos nos manter entre as melhores ferrovias americanas Class One. Tivemos um bom ano com redução de 25% em gravidade de acidentes. Na Segurança do Trabalho, lançamos as 7 Regras da Vida revisadas capacitando nossos funcionários e terceiros. Reduzimos em 20% os acidentes e precisamos trabalhar dia e noite para que nossas pessoas voltem seguras para a casa.

Reforçamos nosso compromisso de impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente. Reconhecemos a pauta ESG como a única solução possível para a longevidade do nosso negócio, entendimento que nos direciona a demonstrar como questões ambientais, sociais e de governança agregam valor aos nossos projetos e operações. Por meio do Instituto Rumo, apoiamos projetos de voluntariado e de Investimento Social Privado, destinando mais de R$ 4,3 milhões em ações para geração de impacto positivo na sociedade, que podem ser consultados em nosso primeiro Relatório Social. Todos esses esforços nos permitiram integrar novamente o Índice de Sustentabilidade da B3 (ISE), a principal ferramenta de referência no país para o reconhecimento de boas práticas empresariais em sustentabilidade. Reforçamos nosso compromisso com o Pacto Global e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Destacamos também o desempenho dos nossos 10 compromissos pelo Desenvolvimento Sustentável e nossas metas, com o menor índice de acidentes de nossa história, a ampliação da eficiência energética no transporte ferroviário e a mitigação dos impactos atrelados às mudanças climáticas. Finalizo agradecendo a todos nossos colaboradores, fundamentais na nossa jornada e realizações.

Boa leitura!

10 Compromissos com o Desenvolvimento Sustentável

Pelo sexto ano consecutivo divulgamos nosso Relatório de Sustentabilidade, de forma a referendar o compromisso com a transparência, conformidade das operações e prestação de contas aos principais Stakeholders: colaboradores, parceiros de negócios, fornecedores, clientes, comunidades, investidores e o mercado em geral. GRI 102-40

Comprometidos com ESG

Neste documento apresentamos, pelo sétimo ano consecutivo, os destaques da nossa atuação pautada nos princípios ESG, demonstrando como se materializam nossos compromissos pela transparência, conformidade e sustentabilidade.

Ao longo de suas páginas, apresentamos os dados de desempenho e resultados das malhas Norte, Paulista, Sul, Central e Oeste e da Brado Logística, no período entre 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

Elaboramos o Relatório seguindo as normas da Global Reporting Initiative (GRI) e da Sustainability Accounting Standards Board (SASB), duas diretrizes utilizadas por Companhias do mundo todo para o reporte de sustentabilidade, além de seguir diretrizes do TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures). Como signatários do Pacto Global, reportamos também como contribuímos com os Dez Princípios Universais do Pacto Global e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Relatório de Sustentabilidade foi avaliado e aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia, sendo previamente revisado pelo Comitê Estratégico e de Sustentabilidade e pelos altos executivos responsáveis pelas informações relatadas. Todo conteúdo desta publicação foi submetido à verificação externa por terceira parte independente.

Apresentamos ao longo deste documento os indicadores da GRI Standards e SASB. Ao final de cada parágrafo apontamos os indicadores reportados por meio da sigla GRI ou SASB.

Nos anexos, na página 102, apresentamos o índice GRI e o índice SASB, com a explicação de cada indicador e as páginas em que foram mencionados ao longo do relatório.

Última atualização em 16 de abril de 2024