Conselhos, Comitês e Diretoria

Rumo

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO    

NOME     POSIÇÃO     DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Rubens Ometto Silveira Mello Presidente 26/04/2017 2 anos
O Sr. Mello é Presidente do Conselho de Administração da Cosan S.A e da Cosan Limited e CEO da Cosan Limited. É graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de SãoPaulo (1972). O Sr. Rubens tem mais de 30 anos de experiência na gestão de grandes empresas, acumulada nas áreas administrativa e financeira. É também Diretor Geral e Presidente do Conselho de Administração da Costa Pinto S.A. desde 1980, Diretor Vice-Presidente da Pedro Ometto S.A. - Administração e Participações desde 1980, Diretor e Conselheiro da Cosan Operadora Portuária S.A. desde 1998, Presidente do Conselho de Administração da FBA - Franco Brasileira de Açúcar e Álcool desde 2001, e Diretor Presidente e Conselheiro da Da Barra desde 2002. Ocupa também a posição de Conselheiro na ÚNICA - União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo. Antes de ingressar no Grupo Cosan, o Sr. Rubens atuou de 1971 a 1973, como Assessor da Diretoria do UNIBANCO - União de Bancos Brasileiros S.A. e de 1973 a1980 como Diretor Financeiro da Industrias Votorantim S.A.
Marcos Marinho Lutz Vice-Presidente 26/04/2017 2 anos
O Sr. Lutz é mestre em Administração de Empresas pela Kellogg Graduate School of Management, Northwestern University, e graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica. Antes de ingressar na Companhia, o Sr. Lutz atuou como Diretor Executivo de Infraestrutura e Energia na CSN durante quatro anos, foi membro do conselho de administração da MRS Logística, CFN Railways e Ita Energética. Antes disso, foi diretor de Operações da Ultracargo S.A., a afiliada de logística do Grupo Ultra.
Marcelo de Souza Scarcela Portela Titular 26/04/2017 2 anos
O Sr. Marcelo é graduado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1983), mestre em direito comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1988) com especialização pela McGill University Law School em Montreal, Canadá (1990).
Abel Gregorei Halpern Titular 26/04/2017 2 anos
Abel Halpern é sócio da TPG Capital, a empresa global de investimento de private equity. Sr. Halpern é responsável pelas atividades da empresa na Europa, Brasil, América Latina e África, assim como nas atividades de mineração e commodities agrícolas. Sr. Halpern, que tem sido associado com a TPG desde 1994, tem sido ativo em mercados emergentes por mais de 20 anos e atuou em conselhos de empresas na Europa, América Latina e África. Sr. Halpern foi um consultor de estratégia da Bain & Company e um organizador sindical, entre outras atividades. Sr. Halpern recebeu um Bachelor of Arts, magna cum laude com distinção, pela Universidade de Yale e um mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard. Sr. Halpern atua nos conselhos consultivos do Instituto Jackson para Assuntos Globais da Universidade de Yale e da Escola de Música de Yale, entre outras atividades sem fins lucrativos.
Marcelo Eduardo Martins Titular 26/04/2017 2 anos
O Sr Martins é Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. indústria e Comércio desde março de 2009. Ele é bacharel em administração de negócios pela Fundação Getúlio Vargas, especializado em finanças. O Sr. Martins ingressou no grupo Cosan em julho de 2007 como executivo da Aguassanta Participações S.A. e atualmente trabalha como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e Diretor de Aquisições e Fusões da Cosan S.A. Indústria e Comércio. O Sr. Martins foi Diretor Financeiro e de Desenvolvimento de Negócios de Votorantim Cimentos entre julho de 2003 e julho de 2007. Antes disso, comandou o departamento de Renda Fixa Latinoamericana do Salomon Smith Barney em Nova Iorque.
Burkhard Otto Cordes Titular 26/04/2017 2 anos
O Sr. Cordes é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde 2005. É graduado em Administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1997), e pós-graduado (MBA em finanças) pelo IBMEC, em São Paulo (2001). Atua no mercado financeiro há sete anos e trabalhou no Banco BBM SA, empresa do Grupo Mariani, atuando na área comercial com o foco em middle market e Corporate. Atualmente ocupa o cargo de gerente financeiro. Trabalhou também na área financeira da IBM Brasil.
Julio Fontana Neto Titular 26/04/2017 2 anos
O Sr. Julio é formado em Engenharia Mecânica e também em Administração pela Universidade Mackenzie, com MBA pelo EISE Business School – Universidade de Navarra – Espanha. O executivo possui mais de 25 anos de experiência em posições de liderança e como principal executivo em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande portes dos segmentos metalúrgico, siderúrgico, infraestrutura e logística e ainda acumula em sua carreira profissional a presidência por duas gestões da Associação dos Transportadores Ferroviários e por três anos do Sindicato Nacional dos Transportadores Ferroviários. O Sr. Julio está na Cosan desde 2009, quando foi convidado a assumir a presidência da Rumo Logística. O executivo também possui forte atuação em importantes entidades empresariais: é vice-presidente da seção ferroviária da Confederação Nacional de Transportes e desde 2005 é membro do conselho de infraestrutura da FIESP.
Giancarlo Arduini Titular e Independente 26/04/2017 2 anos
O Sr. Arduini formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP, com especialização em Business Economics na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, é: (i) Advogado; e (ii) Diretor da Judori Administração, Empreendimentos e Participações S.A. (empresa do ramo de investimentos). Adicionalmente, o Sr. Giancarlo declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável.
Riccardo Arduini Titular 26/04/2017 2 anos
Formou-se em engenharia mecânica e possui pós-graduação em administração pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é: (i)membro titular do Conselho de Administração da Companhia; (ii) membro titular do Conselho de Administração da São Carlos Empreendimentos e Participações S.A. (desde 1999) (companhia aberta de investimentos e administração de imóveis comerciais no Brasil); e (iii) vicepresidente da CINPAL - Cia. Industrial de Peças para Automóveis (empresa do ramo de peças de automóveis).
Sameh Fahmy Titular e Independente 31/08/2017 2 anos
O Sr. Sameh é contador e engenheiro elétrico, mestre em Administração de Empresas pela Universidade McGill. Foi Vice-Presidente Sênior de Engenharia, Mecânica e Gestão de Suprimentos da Canadian National Railway Company (“CN”), de junho de 2006 a 31 de março de 2013, mas iniciou sua trajetória na CN em 1981, como gerente de Sistemas de Suporte Técnico, passando pelos cargos de Diretor de Infraestrutura de Computação e Telecomunicações, Diretor de Operações, Vice-Presidente Assistente de Gestão de Abastecimento, Vice-Presidente de Gestão de Abastecimento e, Vice-Presidente de Engenharia, Gestão Mecânica e de Abastecimento. Tem experiência na ferrovia desde muito cedo, visto que trabalhou na Amtrak (empresa estatal federal de transporte ferroviário de passageiros dos Estados Unidos) e na Associação Americana de Ferrovias. De 1985 e 1994 teve experiência na Travelers Insurance Company e na La Confédération des caisses populaires e d'économie Desjardins.
Maílson Ferreira da Nobrega Titular e Independente 26/04/2017 2 anos

O Sr. Nóbrega é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde novembro de 2007. É economista e ocupou o cargo de Ministro da Fazenda entre 1988 e 1990 após construir uma extensiva carreira no Banco do Brasil e no setor público, nos quais se destacam as seguintes posições: Consultor Técnico e Chefe do Departamento de Análises de Projetos do Banco do Brasil; Coordenador-Chefe de Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e Comércio e Secretário Geral do Ministério da Fazenda. Atuou como Diretor do European Brazilian Bank, em Londres. O Sr. Nóbrega também é membro do Conselho de Administração das seguintes companhias: Rumo S.A., Rodobens Negócios Imobiliários SA, Banco Pine S.A., Grendene S.A. e Fertilizantes Heringer S.A.

Gustavo Diniz Junqueira Titular e Independente 26/04/2017 2 anos
O Sr. Gustavo Junqueira Diniz é formado em administração de empresas, é mestre em Finanças pela Thunderbird School of Management dos Estados Unidos, e trilhou carreira sólida na área financeira. Nos anos 1990, trabalhou como operador de pregão na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) na área de commodities agrícolas.

DIRETORIA EXECUTIVA

NOME     POSIÇÃO     DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Julio Fontana Neto Diretor Presidente  20/04/2018 2 anos
O Sr. Julio é formado em Engenharia Mecânica e também em Administração pela Universidade Mackenzie, com MBA pelo EISE Business School – Universidade de Navarra – Espanha. O executivo possui mais de 25 anos de experiência em posições de liderança e como principal executivo em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande portes dos segmentos metalúrgico, siderúrgico, infraestrutura e logística e ainda acumula em sua carreira profissional a presidência por duas gestões da Associação dos Transportadores Ferroviários e por três anos do Sindicato Nacional dos Transportadores Ferroviários. O Sr. Julio está na Cosan desde 2009, quando foi convidado a assumir a presidência da Rumo Logística. O executivo também possui forte atuação em importantes entidades empresariais: é vice-presidente da seção ferroviária da Confederação Nacional de Transportes e desde 2005 é membro do conselho de infraestrutura da FIESP.
Ricardo Lewin VP Financeiro e Diretor de Relações com Investidores 20/04/2018 2 anos
Ricardo Lewin foi eleito como Diretor da Companhia em 2017. Anteriormente, o Sr. Lewin foi chefe de fusões e aquisições na Cosan S.A. e Indústria e Comércio por nove anos. Antes trabalhou na Votorantim Cimentos, no Banco BBV e no Banco Itaú. O Sr. Lewin é bacharel em engenharia pela Escola Politecnica da Universidade de São Paulo e mestrado em administração de empresas pela Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Daniel Rockenbach VP de Operações da Malha Sul e Malha Oeste 21/06/2018 2 anos
Daniel Rockenbach está na Rumo desde 2011, quando foi nomeado diretor de Operações e Comercial da empresa, cargo que ocupou até julho de 2013, quando se tornou diretor-presidente da Rumo.O executivo é formado em Administração de Empresas pela PUC-RS com pós-graduação em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao longo da carreira, Rockenbach atuou em empresas como Ambev, ALL, como Gerente Corporativo de Mineração, Siderurgia e Agrícolas e na MRS Logística, como Gerente de Produtos Industrializados.
Darlan Fábio De David VP de Operações da Malha Norte e Malha Paulista 21/06/2018 2 anos
Darlan Fábio De David, Engenheiro Eletricista pela UFRGS com MBA em Logística, Operações e Serviços pelo COPPEAD, MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e especialização no programa Desenvolvimento de Executivos do IMD, na Suíça. Tem mais de 15 anos de experiência em ferrovias, foi Trainee ALL em 1998 e trabalhou por 6 anos na MRS Logística. Foi também Diretor Presidente na Rift Valley Railways e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente de Operações das Malhas Norte e Paulista.
Eduardo Pellegrina Filho VP de Recursos Humanos 20/04/2018 2 anos
O Sr. Eduardo Pellegrina ocupa o cargo de Vice - Presidente de Gente, desde julho de 2014, após ter atuado por aproximadamente 16 anos, na área de Recursos Humanos. O Sr. Eduardo Pellegrina é formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP em 1982 e possui doutorado em Tecnologia da Informação pela University of California Davis.

 CONSELHO FISCAL    

NOME     POSIÇÃO     DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Luiz Carlos Nannini Presidente 20/04/2018 2 anos
Sr. Luiz Carlos Nannini é graduado em ciências contábeis, com diversos cursos de especialização no Brasil e exterior, incluindo curso de liderança em Harvard. O executivo é co-autor do Manual de Normas Internacionais de Contabilidade, redigido em conjunto com o FIDECAF e supervisionado pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM, publicado em 2009, com posteriores reedições. Possui mais de 30 anos de sólida experiência na condução de trabalhos de auditoria independente. Trabalhou durante 32 anos para E&Y, empresa de auditoria independente, sendo 19 anos como sócio responsável por trabalhos para grandes grupos empresariais financeiros, industriais, serviços e varejo.
Thiago Costa Jacinto Titular 26/04/2017 2 anos
O Sr. Thiago Costa Jacinto é empresário, graduando em Economia na Fundação Armando Alvares Penteado e possui mais de 3 anos de experiência como administrador de empresas e gestor de fundo de renda variável.
Marcelo Curti Titular 26/04/2017 2 anos
O Sr. Marcelo Curti é economista formado pela Fundação Armando Álvares Penteado – São Paulo (FAAP) em 1985, Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) em 1986, e Sócio Diretor da Rio Branco Consultores Associados Ltda e da MAIOL Assessoria em Gestão Empresarial Ltda. Atuou no Grupo Safra de 1981 a 2008, quando exercia o cargo de Diretor Estatutário. Membro do Conselho Fiscal da Duke Energy S.A. e da Hypermarcas S.A.
Henrique Aché Pillar Suplente 20/04/2018 2 anos
O Sr. Henrique Aché é engenheiro formada pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 1976, com mestrado em Transportes também pelo IME em 1983 e especialização concluída pela INSEAD - Instituto Europeu de Administração de Empresas em 2001. O Sr. Henrique Aché atua 35 anos na área de logística: Gerente de Transporte da Mineração Brasileira Reunião S.A. (1986-1996); Diretor de Planejamento e Finanças da MRS Logística S.A. (1997-2010) e Sócios da CWH Consultoria Empresarial (2012-2013). Atualmente é consultor geral nas áreas de logística e infraestrutura desde 2012. O Sr. Henrique Aché não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, ainda que não transitada em julgado; (ii) em processo administrativo da CVM, ainda que não transitada em julgado; ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Henrique Aché declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo. 
José Maurício D´Isep Costa Suplente 26/04/2017 2 anos
O Sr. José Maurício D´isep Costa é Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Vila Velha – Espírito Santo e MBA em Controladoria pela Fundação Getulio Vargas – FGV RJ/CEAG. Vice-Presidente Financeiro da Vicunha Têxtil S.A. desde janeiro de 2010, membro do Conselho Fiscal da Cia Fiação Santo Antonio desde abril de 2011 e membro do Conselho de Administração da Coelho da Fonseca Empreendimentos Imobiliários desde janeiro de 2010.
Hélio Ribeiro Duarte Suplente 20/04/2018 2 anos

O Sr. Hélio Ribeiro Duarte é Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, em 1967 e possui MBA Executivo pela Wharton Business School, University of Pensilvania em 1919/1980.

O Sr. Hélio Ribeiro Duarte foi por 4 anos auditor da PriceWaterhouseCoopers, entre os anos de 1967/1971. Trabalhou por 25 anos no Grupo Unibanco, onde foi nomeado Diretor em 1985. Também exerceu por 16 anos o cargo de Diretor e Vice-Presidente de Relações Institucionais do Banco HSBC, de 1997/2013) e foi membro do Conselho de Administração do FGC – Fundo Garantidor de Créditos, da Serasa, Tecban, Cetip, CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos e da British Chamber of Commerce. Atualmente, é sócio-diretor da HD Consultoria Financeira, de Gestão e de Negócios Ltda. O Sr. Hélio Ribeiro Duarte não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, ainda que não transitada em julgado; (ii) em processo administrativo da CVM, ainda que não transitada em julgado; ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

O Sr. Henrique Aché declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo. 

Francisco Silvério Morales Céspede Titular 20/04/2018 2 anos

O Sr. Francisco Morales é graduado e pós-graduado em Administração de Empresas (FGV), possuindo cursos de especialização no Brasil e nos Estados Unidos (Harvard e Stanford).

O Sr. Francisco Morales atuou por mais de 35 anos como diretor de Administração e Finanças e de Relações com Investidores (CFO e DRI) e membro de Conselhos de Administração, Comitês de Auditoria e de Finanças da São Paulo Alpargatas, Santista Têxtil e Monsanto do Brasil, entre outras empresas nacionais e estrangeiras. Durante 15 anos foi vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF SP).. Atualmente é consultor em Gestão Empresarial, participa de conselhos e comitês de diversas empresas e conduz a Fundação Cespe de Gestão Empresarial.

O Sr. Francisco Morales não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, ainda que não transitada em julgado; (ii) em processo administrativo da CVM, ainda que não transitada em julgado; ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

O Sr. Francisco Morales declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo. 

Cristina Anne Betts Titular 20/04/2018 2 anos

Sra. Cristina Anne Betts é administradora formada pela Fundação Getúlio Vargas em 1991, com MBA concluído pela INSEAD - Instituto Europeu de Administração de Empresas em 2000.

A Sra. Cristina Anne Betts atuou 25 anos nas áreas de auditoria, controladoria e finanças: como auditora sênior da PricewaterhouseCoopers (1989-1995); como Vice-Presidente de Controle de Produtos do Credit Suisse First Boston Garantia (1995-1999); Líder de Casos da Bain & Company (2000-2004); Diretora de Planejamento Estratégico, Controladoria e Relação com Investidores da TAM Linhas Aéreas S.A. (2004-2008) e atualmente é Diretora Financeira da Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. desde 2008.

A Sra Cristina Anne Betts não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, ainda que não transitada em julgado; (ii) em processo administrativo da CVM, ainda que não transitada em julgado; ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

A Sra. Cristina Anne Betts declara que não é considerada uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo. 

Guido Barbosa de Oliveira Sulpente 20/04/2018 2 anos

O Sr Guido Barbosa de Oliveira formou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1994, com Pós-graduação em Administração Financeira da FGV/SP em 1998 e MBA Executivo Internacional do INSPER/SP em 2008. Posteriormente, em 2009, fez especialização em Global Business na Darden School of Business, University of Virginia.

O Sr. Guido Barbosa de Oliveira teve passagens pelo Banco Real S/A e Citrosuco Company S.A. e iniciou a sua carreira no Grupo Jereissati/Iguatemi em 1995 como trainee. Passou por diversas funções dentro do grupo, dentre elas, a Gerência de Novos Negócios e M&A e a Gerência Financeira. Foi Conselheiro Administrativo da Contax Participações S.A. entre abril de 2014 e abril de 2016. O Sr. Guido Barbosa de Oliveira não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, ainda que não transitada em julgado; (ii) em processo administrativo da CVM, ainda que não transitada em julgado; ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

O Sr. declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo. 

João Marcelo Peixoto Torres Suplente 26/04/2017 2 anos
O Sr. João Marcelo Peixoto Torres é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC. O Sr. João Marcelo possui 20 anos de atuação na área financeira em empresas de grande porte tendo passado pela indústria de consumo, telecomunicações e óleo & gás. Foi Gerente Executivo de Planejamento Financeiro e Estratégico na Cosan S.A.. Atualmente exerce o cargo de Head de Finanças e Planejamento Comercial na Moove Lubrificantes.

COMITÊ DE AUDITORIA

NOME     POSIÇÃO     DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Felício Mascarenhas de Andrade Titular     20/04/2018 1 ano
É sócio fundador da Vecte, consultoria especializada em boas práticas de Governança Corporativa. Desenvolveu sua carreira em consultorias internacionais como a Andersen, Accenture, Ernst & Young e KPMG. Ao longo de sua carreira assessorou dezenas de empresas brasileiras de grande porte no aprimoramento de sua gestão financeira, mecanismos de governança, gestão de riscos financeiros, preparação para IPO´s, dentre outros temas voltados ao crescimento com proteção do Valor dos acionistas. Felício é membro do IBGC em São Paulo e ministra as disciplinas de Gestão de Riscos e Governança Corporativas em MBA´s em São Paulo e Curitiba.
João Ricardo Ducatti Coordenador    20/04/2018 1 ano
Administrador de empresas, foi profissional da Westinghouse do Brasil no período de 1973 a 1982 exercendo as funções de Gerente de Recursos Financeiros e Tesoureiro para América Latina, Diretor Administrativo e Financeiro da Usina Barbacena, localizada na região de Ribeirão Preto, no período de 1982 e 1983; Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Bom Jesus, localizado na região de Piracicaba, no período de 1983 a 1991, grupo com 4 (quatro) unidades produtoras de açúcar e álcool; Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Cosan, localizado na região de Piracicaba, no período de 1991 a 1995, grupo com 7 (sete) unidades de produção de açúcar e álcool; Diretor Superintendente da SUCRESP, entidade de classe representativa de 17 (dezessete) Usinas produtoras de açúcar e álcool, no período de 1995 a 1999 e, no período de 1999 até a presente data desenvolve a prestação de serviços de assessoria econômico-financeira, avaliação patrimonial, administração de estruturações societárias, desenvolvimento de vendas de participações societárias e outras atividades inerentes, através de sua empresa RDR Consultores Associados Ltda.
Maílson Ferreira da Nobrega Titular     20/04/2018 1 ano
O Sr. Nóbrega é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde novembro de 2007. É economista e ocupou o cargo de Ministro da Fazenda entre 1988 e 1990 após construir uma extensiva carreira no Banco do Brasil e no setor público, nos quais se destacam as seguintes posições: Consultor Técnico e Chefe do Departamento de Análises de Projetos do Banco do Brasil; Coordenador Chefe Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e Comércio e Secretário Geral do Ministério da Fazenda. Atuou como Diretor Presidente do Banco Europeu Brasileiro - EUROBRAZ -, em Londres. O Sr. Nóbrega tambémé membro do Conselho de Administração das seguintes companhias: Abyara Planejamento Imobiliário, CSU Cardsystem SA,Grendene SA, Portobello S.A., Rodobens Negócios Imobiliários SA, Tim Participações SA e Veracel Celulose SA.

COMITÊ DE REMUNERAÇÃO    

NOME     POSIÇÃO     DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Marcos Marinho Lutz Presidente 04/05/2017 2 anos
O Sr. Lutz é mestre em Administração de Empresas pela Kellogg Graduate School of Management, Northwestern University, e graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica. Antes de ingressar na Companhia, o Sr. Lutz atuou como Diretor Executivo de Infraestrutura e Energia na CSN durante quatro anos, foi membro do conselho de administração da MRS Logística, CFN Railways e Ita Energética. Antes disso, foi diretor de Operações da Ultracargo S.A., a afiliada de logística do Grupo Ultra.
Maílson Ferreira da Nobrega Titular     04/05/2017 2 anos
O Sr. Nóbrega é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde novembro de 2007. É economista e ocupou o cargo de Ministro da Fazenda entre 1988 e 1990 após construir uma extensiva carreira no Banco do Brasil e no setor público, nos quais se destacam as seguintes posições: Consultor Técnico e Chefe do Departamento de Análises de Projetos do Banco do Brasil; Coordenador Chefe Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e Comércio e Secretário Geral do Ministério da Fazenda. Atuou como Diretor Presidente do Banco Europeu Brasileiro - EUROBRAZ -, em Londres. O Sr. Nóbrega tambémé membro do Conselho de Administração das seguintes companhias: Abyara Planejamento Imobiliário, CSU Cardsystem SA,Grendene SA, Portobello S.A., Rodobens Negócios Imobiliários SA, Tim Participações SA e Veracel Celulose SA.
Abel Gregorei Halpern Titular     04/05/2017 2 anos
Abel Halpern é sócio da TPG Capital, a empresa global de investimento de private equity. Sr. Halpern é responsável pelas atividades da empresa na Europa, Brasil, América Latina e África, assim como nas atividades de mineração e commodities agrícolas. Sr. Halpern, que tem sido associado com a TPG desde 1994, tem sido ativo em mercados emergentes por mais de 20 anos e atuou em conselhos de empresas na Europa, América Latina e África. Sr. Halpern foi um consultor de estratégia da Bain & Company e um organizador sindical, entre outras atividades. Sr. Halpern recebeu um Bachelor of Arts, magna cum laude com distinção, pela Universidade de Yale e um mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard. Sr. Halpern atua nos conselhos consultivos do Instituto Jackson para Assuntos Globais da Universidade de Yale e da Escola de Música de Yale, entre outras atividades sem fins lucrativos.
Marcelo Martins Titular     04/05/2017 2 anos
O Sr Martins é Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. indústria e Comércio desde março de 2009. Ele é bacharel em administração de negócios pela Fundação Getúlio Vargas, especializado em finanças. O Sr. Martins ingressou no grupo Cosan em julho de 2007 como executivo da Aguassanta Participações S.A. e atualmente trabalha como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e Diretor de Aquisições e Fusões da Cosan S.A. Indústria e Comércio. O Sr. Martins foi Diretor Financeiro e de Desenvolvimento de Negócios de Votorantim Cimentos entre julho de 2003 e julho de 2007. Antes disso, comandou o departamento de Renda Fixa Latinoamericana do Salomon Smith Barney em Nova Iorque.

Comitê de Partes Relacionadas

Nome posição data de eleição término do mandato
Marcos Marinho Lutz Titular 04/05/2017 2 anos
O Sr. Lutz é mestre em Administração de Empresas pela Kellogg Graduate School of Management, Northwestern University, e graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica. Antes de ingressar na Companhia, o Sr. Lutz atuou como Diretor Executivo de Infraestrutura e Energia na CSN durante quatro anos, foi membro do conselho de administração da MRS Logística, CFN Railways e Ita Energética. Antes disso, foi diretor de Operações da Ultracargo S.A., a afiliada de logística do Grupo Ultra.
Maílson Ferreira da Nobrega Titular 04/05/2017  2 anos
O Sr. Nóbrega é membro do Conselho de Administração da Cosan S.A. desde novembro de 2007. É economista e ocupou o cargo de Ministro da Fazenda entre 1988 e 1990 após construir uma extensiva carreira no Banco do Brasil e no setor público, nos quais se destacam as seguintes posições: Consultor Técnico e Chefe do Departamento de Análises de Projetos do Banco do Brasil; Coordenador Chefe Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e Comércio e Secretário Geral do Ministério da Fazenda. Atuou como Diretor Presidente do Banco Europeu Brasileiro - EUROBRAZ -, em Londres. O Sr. Nóbrega tambémé membro do Conselho de Administração das seguintes companhias: Abyara Planejamento Imobiliário, CSU Cardsystem SA,Grendene SA, Portobello S.A., Rodobens Negócios Imobiliários SA, Tim Participações SA e Veracel Celulose SA.
Gustavo Diniz Junqueira Titular 04/05/2017 2 anos
Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Durante os últimos 5 anos trabalhou como: (i) Auditor Sênior da Caixa Econômica Federal e (ii) membro efetivo do Conselho de Administração da ALL – América Latina Logística S.A. (desde julho de 2014 até abril de 2015) e atualmente é Diretor de Benefícios da FUNCEF.
Última atualização em
Voltar