Sustentabilidade

Beto Abreu Beto Abreu CEO

É com grande satisfação que apresentamos o Relatório Anual de Sustentabilidade de 2023.

Olhando nossa história, vemos que amadurecemos muito desde 2015. Quando iniciamos nossa jornada, com o objetivo de fazer a diferença na infraestrutura brasileira, focamos em oferecer aos nossos clientes uma solução logística segura, eficiente, competitiva e que ajudasse na jornada de descarbonização nas cadeias que servimos.

O ano de 2023 foi marcado por grandes desafios, mas também superação e conquistas relevantes para a Rumo. Já no início do ano, eventos climáticos desafiaram a nossa operação, como o evento das fortes chuvas em São Carlos (SP), que paralisaram as operações na região por uma semana, refletindo diretamente no volume do período. Além disso, enfrentamos um aumento da frequência de incidentes criminosos na Baixada Santista, que prejudicaram a eficiência da circulação de trens com destino ao Porto de Santos.

Episódios como esses demandaram uma resposta contundente da nossa operação, que com prontidão, consistência e alto grau de engajamento com as autoridades públicas, reforçaram a resiliência e capacidade de coordenação do nosso time. Foi um ano de supersafra de grãos no Brasil, com destaque para o Centro-Oeste do país, que demandou ao máximo o sistema logístico para impulsionar as exportações brasileiras. Nesse contexto, ganhamos ainda mais destaque em competitividade, movimentando mais de 77 bilhões de TKU, um recorde histórico para nossa operação.

Nos orgulhamos de entregarmos crescimento de 3,1% no volume transportado, sem abrir mão da segurança das nossas pessoas e dos nossos ativos, valor inegociável para a Rumo. Tivemos uma redução de 27,2% na taxa de acidentes ferroviários, posicionando a Rumo abaixo da média das ferrovias Class I, referências em segurança, mantendo nosso compromisso e olhar atento no cuidado com as nossas operações.

Mesmo com os impactos de circulação ao longo do ano que prejudicaram a nossa eficiência energética e, por consequência, nossas emissões de gases de efeito estufa, conseguimos reverter o cenário ao longo do ano e fechar 2023 com redução de 0,25% das emissões específicas, evitando a emissão de 6,6 milhões de toneladas de CO2 no ano, caso todo o volume fosse transportado por caminhões, contribuindo para a constante evolução de nossa jornada climática.

Com investimentos voltados para ampliar nossa capacidade, levamos o transporte ferroviário para um volume de cargas cada vez maior e com mais segurança. Como destaques: (i) concluímos a construção da Malha Central, trazendo maior diversidade geográfica para a malha ferroviária; (ii) aceleramos a construção da Extensão da Rumo no Mato Grosso, nos aproximando do coração da produção agrícola no Estado; (iii) na Malha Paulista, obtivemos parecer favorável do TCU sobre a proposta de atualização do Caderno de Obrigações, promovendo o atendimento da obrigação funcional de maneira mais eficiente e econômica; (iv) no Porto de Santos, tivemos a transição operacional da Portofer para a FIPS, consolidando um novo capítulo com investimentos para aumento de eficiência, produtividade e capacidade na ferrovia de acesso aos principais terminais portuários.

Em decorrência dessas iniciativas tivemos um crescimento importante do nosso resultado. Impulsionados pela competitividade do modal ferroviário, alcançamos a marca de R$ 5.650 milhões de EBITDA, crescimento de 31% em bases comparáveis. O lucro líquido consolidado da Companhia cresceu em 41%, registrando R$ 722 milhões.

Nossas práticas de gestão foram reconhecidas pelo mercado de capitais, com a seleção da Rumo para integrar as carteiras do Dow Jones Sustainability™ World Index, e Dow Jones Sustainability™ Emerging Markets, como primeira e única empresa brasileira do setor de logística a compor esse seleto grupo. Em complemento, integramos a carteira do ISE pelo terceiro ano consecutivo, reforçando nossa evolução ano após ano.

Reafirmando nosso compromisso com as comunidades locais, investimos, unimos esforços com poderes locais e contamos com apoio de parceiros de negócio, pois acreditamos que, com políticas públicas e ações sociais, podemos gerar oportunidades, educação de qualidade e transformar a vida das pessoas a longo prazo.

Agradecemos a todos os nossos colaboradores, investidores, clientes, fornecedores e parceiros por toda a dedicação e suporte na construção dessa jornada. Seguimos focados em oferecer um modal de transporte eficaz que impulsione a competitividade brasileira.

Beto Abreu

CEO da Rumo de abril/2019 a março/2024

Pedro Palma

CEO da Rumo a partir de abril/2024

10 Compromissos com o Desenvolvimento Sustentável

Comprometidos com ESG

Pelo oitavo ano consecutivo, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade, conformidade e transparência, divulgando aos stakeholders da Companhia nosso desempenho nas dimensões Econômica, Social e Ambiental.

Ao longo do Relatório, publicamos os principais destaques da nossa atuação e como geramos valor, apresentando as informações referentes ao período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2023, das Operações Norte, Sul e Contêiner.

Alinhado às boas práticas de mercado, o Relatório de Sustentabilidade foi avaliado e aprovado pelo Conselho de Administração e Diretoria Executiva, após ser submetido à revisão prévia do Comitê Estratégico e de Sustentabilidade e pelos altos executivos responsáveis por todas as informações relatadas. Além disso, os conteúdos divulgados foram verificados externamente por uma terceira parte independente.

Ao final de cada parágrafo, informamos os indicadores reportados pelas siglas das seguintes diretrizes: Global Reporting Initiative (GRI), Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) e os índices de conteúdo, detalhes e referencias dos indicadores estão disponíveis no Capítulo Anexos, na página 127

Última atualização em 25 de abril de 2024