
O propósito da Rumo é transformar a logística brasileira, e para tanto, seguimos numa trajetória consistente de expansão geográfica. Já cobrimos 80% das regiões exportadoras do País, ligamos os principais centros produtores aos portos e contribuímos significativamente para o aumento da participação do Brasil no trade global de grãos, que hoje já alcança 40%. Aliado a isto, também levamos desenvolvimento aos locais mais distantes dos principais centros econômicos e industriais do Brasil, e seguimos modernizando nossas operações, com extremo foco em segurança e nas nossas pessoas – nossos valores primordiais.
Neste Relatório demonstramos os resultados atingidos no último ano e reforçamos nosso olhar para o longo prazo – expressão de uma estratégia de expansão e perenidade do nosso negócio, fundada sob valores e compromissos explícitos, com olhar crítico aos impactos que geramos ao redor de nossas operações.
Dentro deste contexto, neste ano, ouvimos nossos principais stakeholders e transformamos os feedbacks sobre esta publicação em oportunidades para desenvolvê-la. A principal novidade deste ano é que tornamos públicos nove compromissos com o desenvolvimento sustentável, alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo três metas de longo prazo relacionadas às nossas emissões, à segurança e ao índice de satisfação de nossos colaboradores.
Tenho certeza que estamos construindo nossa história: uma das maiores empresas de logística do país que busca ter eficiência, otimização de custos, o melhor atendimento aos clientes, que se preocupa com o meio ambiente e com a sociedade. Levamos empregos e iniciativas sociais nas comunidades em que atuamos e queremos estar cada vez mais próximos deles. Além disso, um lugar onde as pessoas trabalhem felizes e se desenvolvam. Com um ambiente inclusivo, tolerante e que juntos possamos sempre mais, como fizemos frente à pandemia da Covid-19, onde rapidamente tomamos todas as providências para a segurança dos nossos colaboradores e seguimos trabalhando.
Somos resilientes e focados para continuar a movimentar o País, mesmo em momentos desafiadores, porque acreditamos nas nossas pessoas, no nosso setor e acima de tudo no Brasil.
Boa leitura!
9 Compromissos com o Desenvolvimento Sustentável
Avançando cada vez mais na transparência, divulgamos pela primeira vez os nossos nove compromissos para o desenvolvimento sustentável, correlacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU). Sempre fomos guiados por valores sólidos, e aproveitamos essa oportunidade para reforçar ainda mais os nossos comprometimentos com o desenvolvimento de uma sociedade mais ética, igualitária e ambientalmente segura, cientes e orgulhosos do nosso protagonismo no setor em que atuamos.
1
Zelar pela segurança dos times, processos e operações, com reflexo em nosso índice LTIF, cuja média deve ser 0,15, no período até 2025.
2
Promover e estimular a eficiência energética, além de elaborar e manter atualizado nosso inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
3
Promover a diversidade de gênero nos processos seletivos e mapa de sucessão, além de desenvolver as pessoas continuamente. Neste aspecto, nos comprometemos em elevar o índice de satisfação do colaborador de 78%, em 2019, para 82%, até 2025.
4
Difundir valores éticos entre todos do time.
5
Buscar formas de financiamento atreladas a critérios de sustentabilidade (Green/Social/Transition/ESG-related).
6
Contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil, começando pelas localidades no entorno das operações.
7
Promover a transparência em relação à gestão dos negócios e em alinhamento a aspectos ambientais, sociais e de governança.
8
Participar de fóruns e iniciativas voluntárias ligadas ao tema sustentabilidade e inovação para discutir, influenciar e aprender, buscando sempre as melhores práticas globais.
9
Reduzir em 15% as emissões por tonelada por quilômetro útil (TKU) até 2025.
Comprometidos com a Sustentabilidade
Reafirmamos os nossos princípios de transparência e prestação de contas ao divulgar, pelo terceiro ano consecutivo, este Relatório de Sustentabilidade a colaboradores, parceiros, clientes, investidores e demais partes interessadas. |GRI 102-40, 102-52|
Esta publicação apresenta nosso desempenho operacional e nosso resultado financeiro consolidado, referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019. |GRI 102-45, 102-50|
O documento também busca evidenciar as contribuições de nossas operações na área de concessão de São Paulo, tanto nos pilares econômico, social e ambiental. Isso porque queremos ser protagonistas no desenvolvimento sustentável nos setores em que atuamos. Afinal, sempre alocamos capital em linha com nossos princípios de criação de valor sustentável e de longo prazo.
Em conformidade com padrões internacionais de relato, mantemos neste documento aderência às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), versão Standards (opção de acordo Essencial). |GRI 102-54|
Avançando cada vez mais na prestação de contas, divulgamos, pela primeira vez, nossos oito compromissos para o desenvolvimento sustentável, correlacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU). Nossos compromissos estão alinhados com nossos valores, contribuindo sempre para o desenvolvimento de sociedade mais justa, ética e igualitária, e refletidos em nossas metas.
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2014
Posicionamento
frente à COVID-19
Diante do cenário epidemiológico da doença respiratória Covid-19, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado de pandemia. Reafirmando nosso comprometimento com o desenvolvimento do País e com a preservação da saúde e segurança, adotamos medidas para prevenção do contágio e promovemos ações de contribuição com órgãos públicos para o reestabelecimento das condições socioeconômicas do Brasil.
Solicitamos às Secretarias de Saúde dos municípios abrangidos pelas áreas de nossas concessões as suas demandas para o combate à pandemia. A partir disso, programamos a compra e entregamos diversos materiais como equipamentos para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e ambulatórios, álcool em gel, toalhas, cobertores, lençóis, produtos de limpeza e alimentos.
Em conjunto com nossa controladora, a Cosan, fomos pioneiros em assumir o compromisso público de não reduzir nosso quadro de pessoal. Aderimos ao regime de trabalho home office para colaboradores das áreas administrativas; e adequamos instalações e processos para garantir a integridade da saúde (física e psicológica) dos profissionais que precisam estar em campo. Além disso, todos os colaboradores que integram os grupos de risco para à Covid-19 foram orientados a adotar medidas específicas de isolamento, cuidados e monitoramento.
No Centro de Controle Operacional (CCO), que opera 24 horas por dia, um plano especial de reestruturação das atividades e utilização de equipamentos foi colocado em prática: a passagem de informações entre as escalas passou a ser feita por vídeo ou arquivo virtual e as áreas de circulação foram modificadas para manter a distância segura entre os profissionais.
No principal terminal de transbordo, em Rondonópolis (MT), foi montada uma estrutura especial para atender os caminhoneiros 24 horas por dia. Técnicos de enfermagem realizam a triagem no acesso ao Rondopátio, com a aferição de temperatura dos motoristas, que recebem máscaras e instruções médicas. Também foi criada uma fila especial de descarga, em que a permanência é limitada ao mínimo necessário para casos emergenciais. No Porto de Santos, foram implementadas as mesmas medidas, e ainda, colaborando com outros terminais, a Rumo realizou a doação de álcool em gel e adotou conjuntamente medidas para garantir a saúde e segurança dos colaboradores.
Ainda, testagens para a doença estão sendo feitas recorrentemente em nossos colaboradores e aqueles envolvidos com nossa operação, facilitando o rastreamento e reduzindo o índice de possível contágio.
Agradecemos aos nossos colaboradores e parceiros que ajudam a manter o Brasil em movimento.
Para saber mais sobre as nossas iniciativas, acesse a versão completa do nosso Relatório de Sustentabilidade.
Clique aqui para baixar nosso relatório de sustentabilidade de 2019