
É muito recompensador ver a evolução da nossa trajetória ao longo de 2022. Alcançamos um novo patamar de padrão operacional com volume recorde de 74,9 bi de TKU e tivemos o melhor resultado da história da companhia ao final do terceiro trimestre. Mostramos consistência na nossa estratégia comercial, por meio de processos pautados em confiança, transparência e proximidade com nossos clientes. O resultado foi o crescimento de market share nos estados de Mato Grosso e Goiás, desempenhando um importante papel no transporte de milho e soja.
Conseguimos conduzir nosso processo de expansão com excelência, com destaque para a obtenção das primeiras licenças jurídicas e ambientais da Primeira Ferrovia Estadual de Mato Grosso. Com isso, iniciamos nossas obras comprometidos com a execução de um projeto sustentável, respeitando o meio ambiente e buscando impulsionar o desenvolvimento local e a geração de parcerias estratégicas. Esperamos que a execução dos primeiros 743 quilômetros previstos nessa primeira fase, possam gerar cerca de 236 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos. Iniciamos nossas primeiras operações na Malha Central no mercado do açúcar no Terminal Rodoferroviário de Iturama (MG), investimento capaz de garantir para a Rumo um importante diferencial competitivo na região.
Com a operação segura, destaco nosso empenho na Segurança Ferroviária. Conseguimos nos manter entre as melhores ferrovias americanas Class One. Tivemos um bom ano com redução de 25% em gravidade de acidentes. Na Segurança do Trabalho, lançamos as 7 Regras da Vida revisadas capacitando nossos funcionários e terceiros. Reduzimos em 20% os acidentes e precisamos trabalhar dia e noite para que nossas pessoas voltem seguras para a casa.
Reforçamos nosso compromisso de impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente. Reconhecemos a pauta ESG como a única solução possível para a longevidade do nosso negócio, entendimento que nos direciona a demonstrar como questões ambientais, sociais e de governança agregam valor aos nossos projetos e operações. Por meio do Instituto Rumo, apoiamos projetos de voluntariado e de Investimento Social Privado, destinando mais de R$ 4,3 milhões em ações para geração de impacto positivo na sociedade, que podem ser consultados em nosso primeiro Relatório Social. Todos esses esforços nos permitiram integrar novamente o Índice de Sustentabilidade da B3 (ISE), a principal ferramenta de referência no país para o reconhecimento de boas práticas empresariais em sustentabilidade. Reforçamos nosso compromisso com o Pacto Global e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Destacamos também o desempenho dos nossos 10 compromissos pelo Desenvolvimento Sustentável e nossas metas, com o menor índice de acidentes de nossa história, a ampliação da eficiência energética no transporte ferroviário e a mitigação dos impactos atrelados às mudanças climáticas. Finalizo agradecendo a todos nossos colaboradores, fundamentais na nossa jornada e realizações.
Boa leitura!
10 Compromissos com o Desenvolvimento Sustentável
Pelo sexto ano consecutivo divulgamos nosso Relatório de Sustentabilidade, de forma a referendar o compromisso com a transparência, conformidade das operações e prestação de contas aos principais Stakeholders: colaboradores, parceiros de negócios, fornecedores, clientes, comunidades, investidores e o mercado em geral. GRI 102-40
1
Zelar pela segurança dos times, processos e operações, com reflexo em nosso índice LTIF, cuja média deve ser 0,15, no período até 2025.
2
Promover e estimular a eficiência energética, buscando mitigar os impactos nas mudanças climáticas; Reduzir em 15% as emissões por TKU até 2023.
3
Promover a diversidade de gênero nos processos seletivos e mapa de sucessão, além de desenvolver as pessoas continuamente. Nesse aspecto, nos comprometemos em elevar o índice de satisfação do colaborador de 78%, em 2019, para 82%, até 2025.
4
Difundir valores éticos entre todos do time e na cadeia de valor.
5
Buscar formas de financiamento atreladas a critérios de sustentabilidade (Green/Social/Transition/ESG-related).
6
Contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil, protegendo os recursos naturais, com atitudes que buscam a perenidade dos negócios e geração de impacto positivo nas comunidades do entorno das operações.
7
Promover a transparência em relação à gestão dos negócios e em alinhamento a aspectos de sustentabilidade.
8
Incentivar a inovação no negócio e nas partes interessadas.
9
Impulsionar a cadeia de fornecedores a realizar a promoção da Sustentabilidade.
10
Promover ações de sustentabilidade em conjunto com os clientes.
Comprometidos com ESG
Neste documento apresentamos, pelo sétimo ano consecutivo, os destaques da nossa atuação pautada nos princípios ESG, demonstrando como se materializam nossos compromissos pela transparência, conformidade e sustentabilidade.
Ao longo de suas páginas, apresentamos os dados de desempenho e resultados das malhas Norte, Paulista, Sul, Central e Oeste e da Brado Logística, no período entre 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022.
Elaboramos o Relatório seguindo as normas da Global Reporting Initiative (GRI) e da Sustainability Accounting Standards Board (SASB), duas diretrizes utilizadas por Companhias do mundo todo para o reporte de sustentabilidade, além de seguir diretrizes do TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures). Como signatários do Pacto Global, reportamos também como contribuímos com os Dez Princípios Universais do Pacto Global e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Relatório de Sustentabilidade foi avaliado e aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia, sendo previamente revisado pelo Comitê Estratégico e de Sustentabilidade e pelos altos executivos responsáveis pelas informações relatadas. Todo conteúdo desta publicação foi submetido à verificação externa por terceira parte independente.
Apresentamos ao longo deste documento os indicadores da GRI Standards e SASB. Ao final de cada parágrafo apontamos os indicadores reportados por meio da sigla GRI ou SASB.
Nos anexos, na página 102, apresentamos o índice GRI e o índice SASB, com a explicação de cada indicador e as páginas em que foram mencionados ao longo do relatório.
- 2022
- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2014